midia e politico
A questão da influencia da politica sobre a mídia está diretamente relacionada as concepções que são dadas aos grupos econômico com fortes vínculos com os político. Cerca de 70% das concessões dos meios de comunicação está direta ou indiretamente relacionada aos políticos.
O sistema adotado pelo Brasil favorece a iniciativa privada como investimento nesse segmento e o estado fica apenas como gestor dos interesses da sociedade.
A Tv no Brasil surgiu nos anos 50 e tinha como público as classes mais altas. As classes populares não eram importantes devido ao baixo poder de consumo.
A televisão vai ser consolidada a partir da década de 60 com a formação das redes. Até então os canais de Tv eram regionalizados.
O golpe militar de 1964 foi um divisor de aguas em relação à mídia por que significou uma maior intervenção e controle sobre os conteúdos da mídia.
Neste período houve um investimento extremamente forte na formação de um sistema de telecomunicações que pudesse unir o território nacional. Os militares colocaram como prioridade o controle sobre o acesso aos meios de comunicação e os seus conteúdos.
Conteúdos desenvolvidos pelo professor
A mídia e a sociedade são obviamente controladas pela politica. A relação de entrave da politica com a mídia, e o engrandecimento dos mesmos grupos, omitindo discussões, para não gerar criticidade da massa.
O exemplo claro da omissão, seria o Castelo Ra-ti-bum, pois não é interessante para o governo, educar a população, não é interessante tornar seu povo culto, apenas o objetivo de gerar lucro e audiência sem “educar” ninguém.
As concepções ditatoriais foram justamente o inicio da inserção da mídia como influentes e alienadoras, como a globo. O Surgimento dos canais foram desenvolvidos no sudeste. Nesses estados estão centrados nessa região por interesses de nacionalização, Mas qual seria o fator dessa centralização de nacionalização em são Paulo.