Micênicos
A civilização Micênica é considerada uma das mais sofisticadas da cultura grega pela grande disseminação artística e pela avançada organização política que via as como igualdade. E esse povo caracterizava pelo aspecto guerreiro, grandes navegadores e dentre outros que serão abordados no decorrer do trabalho.
Civilização Micênica
A Civilização Micênica é considerada uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega pela grande disseminação artística e cultural consequente do seu domínio militar diante das outras civilizações do mundo grego.
Os micênicos chegaram a região da Grécia por volta de 2000 a.C. Considerada uma civilização inicialmente atrasada, pastoril e de características neolíticas. As experiências que a civilização cretense acrescentou aos conhecimentos micênicos foram primordiais para a sua autonomia militar. Através dessa relação entre os cretenses e os micenas, este último passou da condição de sociedade atrasada para uma sociedade especializada em grandes furtos e na conquista de novos terrenos. Prova disso é a conquista da ilha de Creta por volta de 1.450 a.C. e, entre 1.400 - 1.200 a.C., houve a influência econômica e cultural sobre quase todos os povos do Mediterrâneo Oriental.
A lembrança do poder de Micenas se manteve nas mentes dos gregos durante os séculos seguintes, conhecidos como a Idade das Trevas. Os poemas épicos atribuídos pelos gregos de gerações posteriores a Homero, a Ilíada e a Odisseia, preservam memórias do período micênico.
Os micenas possuíam um governo descentralizado, diferente da civilização cretense, formada por diversas cidades-estados. Uma delas, a cidade de Esparta, travou uma histórica batalha em conjunto com a sociedade micênica contra a civilização troiana, a famosa Guerra de Tróia.
Tróia estava localizada em uma região estratégica de rotas de comércio entre os mares Jônio e Negro. Os micenas, mas especificadamente os troianos, almejavam o controle desta rota, somente possível com o