Grécia- Resumo (Formação, Creta, Mundo Micênico)
Creta
Loca localizada no mar Egeu, no sul da Grécia, Creta era o centro da sociedade Minóica, assim chamada em homenagem ao rei Minas. Os Micênicos teriam invadido, assimilado a cultura cretense e, posteriormente, submetida à ilha de Creta. Os minóicos não se recuperaram e,em dois séculos, sua sociedade desapareceu.
Certa era um dos grandes centros religiosos e cultural da Grécia, já que varias historias se ocorre na ilha, como por exemplo, historias de ciclopes, Hercules. Alem de centro religioso Creta era um grande centro comercial.
O mundo Micênico
Os Micênicos eram um dos povos mais abrangentes, pois mesmo tendo a sua capital isolada das demais em Creta, controlavam uma grande parte do império Grego, tinham muitas colônias na Ásia menor.
A sociedade micênica atingiu o apogeu no período de 1400 a 1230 a.C. mais constantes conflitos internos e mudanças climáticas, levaram à desintegração do mundo Micênicos por volta de 1150 a.C.
Os dórios e a destruição da sociedade micênica
Durante muito tempo, a destruição dos palácios e das cidades Micênicos foi atribuída a invasão dos dórios, mais há controvérsia, e pesquisas recentes não encontraram vestígios de tal invasão. Mais o que é comprovado e o controle dos dórios após o fim dos Micênicos.
O Período Homérico
De 1200 a 800 a.C. o período homérico foi um dos períodos que se têm menos registros, e que sumiu o sistema burocrático, os indícios com que contam atualmente revelam o predomínio de uma sociedade agropastoril organizada em Genos. As informações mais antigas