Micrômetro interno
Objetivo ------------------------------------------------------------------------------------ Página 2
Instrumentos Utilizados ----------------------------------------------------------------- Página 3
Introdução Teórica----------------------------------------------------------------------- Página 4 • Paquímetro • Vernier (nônio)
Dados obtidos ---------------------------------------------------------------------------- Página 8
Bibliografia--------------------------------------------------------------------------------Página 13
OBJETIVO
Manuseio do paquímetro universal mecânico e verificação do princípio de Vernier (nônio).
INSTRUMENTOS UTILIZADOS • Seis paquímetros de alcance de 150 mm com resolução 0,05 mm • Cinco paquímetros de alcance de 200 mm com resolução de 0,02 mm • Sete peças de alumínio usinadas. [pic]
Figura 1: Peças de alumínio usinadas utilizadas no experimento.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
PAQUÍMETRO:
Paquímetro utilizado para a medição de peças, quando a quantidade não justifica um instrumental específico e a precisão requerida não desce a menos de 0,02mm, 1/128′′.
[pic] Figura 2: Paquímetro.
É um instrumento finamente acabado, com as superfícies planas e polido. O cursor é ajustado à régua, de modo que permita a sua livre movimentação com um mínimo de folga. Geralmente é construído de aço inoxidável, e suas graduações referem-se a 20ºC. A escala é graduada em milímetro e polegadas, podendo a polegada ser fracionária ou milesimal. O cursor é provido de uma escala, chamada nônio ou vernier, que se desloca em frente às escalas da régua e indica o valor da dimensão tomada.
PRINCÍPIO DE NÔNIO A escala do cursor, chamada Nônio (designação dada pelos portugueses em homenagem a Pedro Nunes, a quem é atribuída sua invenção) ou Vernier (denominação dada pelos franceses em homenagem a Pierre Vernier, que eles afirmam ser o