Microscópio
2. Movimentar o revólver, colocando em posição a objetiva de menor aumento (4X).
3. Tomar a lâmina com a lamínula para cima e colocá-la na platina, prendendo-a com os grampos.
4. Movimentar o charriot, fazendo com que o preparado fique em baixo da objetiva.
5. Com o parafuso macrométrico, elevar a platina ao máximo, observando para que a objetiva não toque na lamínula, pois poderá quebrá-la.
6. Focalizar a preparação para a obtenção de uma imagem nítida, movimentando o parafuso macrométrico e abaixando a platina até que se possa visualizar a imagem.
7. Aperfeiçoar o foco com o parafuso micrométrico.
8. Colocar a região do preparado que se quer ver com maior aumento bem no centro do campo visual da lente.
9. Movimentar o revólver, colocando em posição a objetiva de 10X (aumento médio).
10. Repetir o procedimento do item 7.
11. Colocar a objetiva de 40X (maior aumento) em posição e repetir o item 7.
12. A objetiva de 100X é utilizada com óleo de imersão e seu uso será explicado posteriormente durante a aula de esfregaço sangüíneo.
O microscópio de luz utiliza como fonte de iluminação a luz branca comum para permitir a observação de materiais. Esse instrumento fornece uma imagem consideravelmente aumentada, geralmente invertida verticalmente (de cima para baixo) e invertida horizontalmente (da esquerda para a direita). O aparelho é constituído basicamente por uma parte mecânica que serve de suporte, e uma parte óptica, constituída por três sistemas de lentes: o condensador, as objetivas e as oculares.
▓ condensador: é o conjunto de lentes que regula a luz, assim concentrando e fornecendo luminosidade necessária à iluminação do objeto em estudo. Sempre a abertura numérica do condensador deve ser ajustada para a objetiva que está sendo utilizada, para que se obtenha uma melhor qualidade da imagem a ser fotografada.
▓ objetivas: projeta