MICROSCÓPIA ÓPTICA E ELETRÔNICA
ENFERMAGEM
ROSANA DOS SANTOS REIS
GABRIELA BITTENCOURT
MICROSCÓPIA ÓPTICA E ELETRÔNICA
SÃO GONÇALO
2014
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
ENFERMAGEM
MICROSCÓPIA ÓPTICA E ELETRÔNICA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Biologia Celular,como parte da avaliação do semestre em questão.
Professor: Michel Miranda.
SÃO GONÇALO
2014
SUMÁRIO
Conteúdo
I. INTRODUÇÃO O presente trabalho oferece o estudo do microscópio óptico e microscópio eletrônico. O microscópio óptico é um instrumento usado para ampliar estruturas pequenas, funcionando com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz.
O poder máximo de aumento do microscópio óptico é de 1000 vezes. O microscópio eletrônico tem um potencial de aumento muito superior ao óptico.
II. DESENVOLVIMENTO
1 MICROSCÓPIO ÓPTICO
O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nú. O microscópio óptico utiliza luz visível e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras.
Os primeiros microscópios ópticos datam de 1600, mas é incerto quem terá sido o autor do primeiro. A sua criação é atribuída a vários inventores: Zacharias Janssen, Galileo Galilei, entre outros. A popularização deste instrumento, no entanto, é atribuída a Anton van Leeuwenhoek. Os microscópios ópticos são constituídos por uma componente mecânica de suporte e de controlo da componente óptica que amplia as imagens. Os microscópios atuais que usam luz transmitida partilham os mesmo componentes básicos.
1. Lentes oculares 2. Revólver 3. Lentes objectivas 4. Parafuso