Histologia OK
UNIDADE OSASCO
FARMÁCIA 3º SEMESTRE
HISTÓLOGIA E EMBRIOLOGIA
Alunos: RA:
Amanda Sena Neir 8097927963
Clariza Souza da Silva 8207960122 Jussara Maria Sardi 8070813951
Oziema Rafaela Teixeira 8404993399
Histologia, Laminas histológicas
OSASCO 2015
Índice
1. INTRODUÇÃO
2. METODOLOGIA
3. HISTOLOGIA
4. RADIOAUTOGRAFIA
5. MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE TRANSIÇÃO
6. MICROSCOPIA OPTICA
7. IMUNICITOQUIMICA
8. MICROSCOPIA ELETRÔNICA
9. MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA
10. TÉCNICA DE CROFRATURA
11. CONCLUSÃO
1. Introdução
A histologia é uma ciências voltada apara o estudo de tecidos animais e das plantas.
Podemos definir histologia como anatomia microscópica devido ao fato dos estudos se basear na estrutura microscopica dos tecidos, vão limitando somente ao estudo das estruturas do corpo, a histologia também desvenda as funções dos tecidos devido ao fato da disciplina tais como: Bioquímica, fisiologia, Biologia celular entre outras.
As lâminas histologicas tem técnicas de preparo particular, para que os tecidos a serem estudados mantenham -se o mais proximo de seu estado natural, para permitir a visualização por transluminação, há varias técnicas e etapas envolvidas envolvidas no processo de preparação da lamina dentre eles estão a fixação a desisdratação a inclusão no meio apropriado a microtomia , e por fim não menos importante a coloração, parte em que por meio de corantes como o H&E homotoxilina corante básico que dá cor em tom azul para os acidos nucléicos e a eosiana corante acido que tem atração pelas proteínas e ciplasmas dando-as a tonalidade de rose vermelho.
Os corantes trabalham em função da acidez ou basicidade da célula. Alguns corantes espeliacializados tem o intuído de diferenciar componentes fibrosos da matriz extracelular.
Na maioria dos procedimentos são usados corantes para que se possa identificar uma célula específica com a ajuda de