Histologia Do Olho
Figura 1 - vista exterior do olho (acima) e vista interna em corte sagital (abaixo) mostrando as principais estruturas oculares. Bom, como podem observar na figura acima (Fig 1), ao olharmos para os nossos olhos, vemos apenas uma pequena porção da estrutura aparentemente simples do nosso globo ocular. Na verdade, ele é organizado da seguinte forma: 3 túnicas ou camadas, 3 câmaras e as estruturas de proteção. Vejamos cada uma delas e seus componentes:
Histologicamente...
Fig 2. À esquerda, região anterolateral do globo ocular, mostrando seus componentes: córnea (1), íris (2), pupila (3), cristalino (4), câmaras anterior (5) e posterior (6) e limbo (7). À direita, região posterior do globo ocular, em que são mostrados o cristalino (C), a cavidade vítrea (CV), a mácula (M), a retina (R), a esclera (E), o nervo óptico (NO), os músculos extrínsecos do olho (MM) e uma região de deslocamento de retina (DR). Hematoxilina-eosina. Pequeno aumento.
CÓRNEA:
Fig 3. Córnea e suas regiões: epitélio corneano anterior (1) do tipo pavimentoso estratificado não queratinizado e com microvilos, rico em terminações nervosas livres; membrana de Bowman (2); estroma (3), constituído por camadas de tecido conjuntivo denso modelado em diferentes direções; membrana de Descemet (4); e epitélio corneano posterior ou endotélio. Hematoxilina-eosina. Grande aumento.
Estrutura transparente, avascular e rica em terminações nervosas que constitue 1/6 do globo ocular.
Continua com a esclera, após passar pela região de transição chamada LIMBO.
Dividida em 5 camadas (Fig.2):
Epitélio anterior: no limbo, é contínuo com a conjuntiva; possui alta cicatrização.
1. Membrana de Bowman: protetora contra traumas e bactérias.
2. Estroma ou Substância própria: camadas cruzadas de tecido conjuntivo denso modelado; inervado (nervos para o