microbiologia
Escrito por: Bruno Spirandeli em Destaques, Engenharia, Física 02/23/2014 911 Pessoas viram esse artigo
A invenção do microscópio é creditada a Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois fabricantes de lentes holandeses. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek, comerciante de tecidos, cientista e fabricante de microscópios, que observou pela primeira vez materiais biológicos; o cientista descreveu a estrutura celular dos vegetais, chamando as células de glóbulos. Com os microscópios de Leeuwenhoek observou-se pela primeira vez embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue, os espermatozoides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios.
O microscópio comum e a microscopia óptica
Antonie van Leeuwenhoek, comerciante de tecidos, cientista e fabricante de microscópios, que observou pela primeira vez materiais biológicos.
O equipamento aperfeiçoado e utilizado por Leeuwenhoek era formado por uma única lente biconvexa e tinha a capacidade de aumentar a imagem 200x. O microscópio composto com duas lentes foi desenvolvido posteriormente por Robert Hook, cientista inglês do século XVII. O microscópio composto é formado por lentes múltiplas, sendo um instrumento óptico composto fundamentalmente por um tubo delimitado nas suas extremidades por lentes esféricas convergentes, formando uma associação de lentes separadas.
Como funciona um microscópio óptico
A lente mais próxima do objeto observado é chamada objetiva, e é uma lente com distância focal na ordem de milímetros. A lente próxima ao observador é chamada ocular, e é uma lente com distância focal na ordem de centímetros.
Estes microscópios operam utilizando luz, sendo por isto chamados de microscópios ópticos. Atualmente os microscópios óticos são integrados a sistemas analisadores de imagens, que permite a obtenção e análise