Micronutrientes para Plantas
INTRODUÇÃO 5
1. BORO (B) 6
2. CLORO (Cl) 8
3. COBRE (Cu) 8
4. FERRO (Fe) 10
5. MANGANÊS (Mn) 11
6. MOLIBDÊNIO (Mo) 13
7. ZINCO (Zn) 15
8. NÍQUEL (Ni) 17
9. REREFENCIAL TEÓRICO 19
INTRODUÇÃO
Os Micronutrientes são utilizados pelas plantas em pequenas quantidades. Sua falta, no entanto, pode acarretar grandes perdas na produtividade.
O zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl) são os elementos considerados micronutrientes essenciais. Outros elementos, como o sódio (Na), cobalto (Co), silício (Si) e níquel (Ni), são considerados benéficos.
Os micronutrientes ocorrem em teores muito baixos no solo e a quantidade total varia com o material de origem e o grau de intemperização dos solos. Solos derivados de basalto são mais ricos em micronutrientes, que os derivados de arenitos.
A disponibilidade dos micronutrientes para as plantas é influenciada pelas características do solo, como à textura e mineralogia, teor de matéria orgânica, umidade, pH, condições de oxi-redução e interação entre nutrientes.
O entendimento da dinâmica dos micronutrientes nos diferentes tipos de solo e do requerimento pelas culturas, definição de doses, fontes e estratégias de fornecimento de micronutrientes, adequadas às condições locais, são passos fundamentais para maior produtividade das lavouras e uso eficiente de insumos.
A quantidade total de micronutrientes no solo varia com o material de origem e o grau de intemperização dos solos.
Solos derivados de basalto são mais ricos em micronutrientes, especialmente em Mn, Fe e Zn, do que os de arenitos e sedimentos orgânicos.
1. BORO (B)
Este micronutriente está presente em diversos minerais, na forma de boratos ou borossilicatos, há maior concentração de B em granitos do que em basaltos.
Tabela 1 – Fontes de boro:
Sendo as principais fontes divididas em duas categorias, as solúveis, representadas pelo “Borax” e o Ácido bórico. E as insolúveis representadas