Trabalho De Bio Normas Abnt Micronutrientes
LOGÍSTICA
Nathalia Sales
ERP- Brasil, América Latina e mundo
“E.E. FRANCISCO NARDY FILHO”–Ext. ETEC
LOGÍSTICA
Nathalia Sales
ERP- Brasil, América latina e mundo
SUMÁRIO
Sumário
Introdução 4
Micronutrientes 4
Solo 5
Função do solo 5
Fertilidade dos solos e ses micronutrientes 6
Micronutrientes essenciais 6
Boro (B): 6
Cloro (Cl): 6
Ferro (Fe): 6
Manganês (Mn): 7
Zinco (Zn): 7
Exemplos de plantio: 7
Milho 7
Café 7
Uva 7
Cultivo em nível 8
Conclusão 9
Introdução
Micronutrientes
Os Micronutrientes são utilizados pelas plantas em pequenas quantidades. Sua falta, no entanto, pode acarretar grandes perdas na produtividade.
O zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl) são os elementos considerados micronutrientes essenciais. Outros elementos, como o sódio (Na), cobalto (Co), silício (Si) e níquel (Ni), são considerados benéficos.
Os micronutrientes ocorrem em teores muito baixos no solo e a quantidade total varia com o material de origem e o grau de intemperização dos solos. Solos derivados de basalto são mais ricos em micronutrientes, que os derivados de arenitos.
A disponibilidade dos micronutrientes para as plantas é influenciada pelas características do solo, como à textura e mineralogia, teor de matéria orgânica, umidade, pH, condições de oxi-redução e interação entre nutrientes. O entendimento da dinâmica dos micronutrientes nos diferentes tipos de solo e do requerimento pelas culturas, definição de doses, fontes e estratégias de fornecimento de micronutrientes, adequadas às condições locais, são passos fundamentais para maior produtividade das lavouras e uso eficiente de insumos.
Solo
O solo é um recurso fundamental para a agricultura e o ambiente. Este é constituído pelas fases sólida, líquida e gasosa. A fase sólida é forma da por material mineral e orgânico, sendo a proporção de cada um desses componentes variável de solo para solo.