MICRONUTRIENTES NA PLANTA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE AGRONOMIA
4º. Período – Turma: LQ1 (Noite)
Nutrição Mineral de Plantas
Prof. Dr. Hélio Cabral Lima
MICRONUTRIENTES NA PLANTA
ARIANDERSON SANTOS
RECIFE – JULHO DE 2015
INTRODUÇÃO
Os micronutrientes são nutrientes essenciais para o crescimento vegetal, caracterizam-se por serem absorvidos pelas plantas em pequenas quantidades (da ordem de alguns miligramas por quilograma de massa seca da planta). Isto se deve ao fato de que os micronutrientes não são elementos que participam da estrutura da planta, só fazendo parte da constituição das enzimas ou então são seus ativadores.
A deficiência de qualquer micronutriente pode provocar problemas no crescimento da planta e no desenvolvimento das raízes, repercutindo na qualidade e quantidade da produção.
Os micronutrientes são:
- Micronutrientes catiônicos:
- Cobre (Cu)
- Ferro (Fe)
- Manganês (Mn)
- Níquel (Ni)
- Zinco (Zn)
- Micronutrientes aniônicos
- Boro (B)
- Cloro (Cl)
- Molibdênio (Mo)
Os micronutrientes catiônicos (Cu, Fe, Mn, Ni e Zn) são de natureza metálica e encontram-se presentes nos solos e substratos principalmente como óxidos, hidróxidos ou como outros sais e são insolúveis a pH altos. Os micronutrientes aniônicos (B e Cl) são considerados não metais, enquanto que o Mo é classificado como um metal de transição.
MICRONUTRIENTES CATIÔNICOS
Cobre na planta O Cu é absorvido como Cu2+ e Cu-quelato, sendo pequena a sua concentração nos tecidos da planta, geralmente entre 2 e 20 mg kg-1 na matéria seca. A absorção do Cu pelas plantas ocorre através de processo ativo e existem evidências de que este elemento iniba fortemente a absorção do Zn e vice-versa (Bowen, 1969). Considera-se que este elemento não é prontamente móvel na planta, embora existam resultados que mostram o movimento de