Microfranquias
Como nas demais modalidades de franquia, a microfranquia é um sistema de parceria onde o franqueador, proprietário de um negócio, disponibiliza para interessados (os futuros franqueados) o uso da sua marca comercial bem como a transferência do know-how, ou seja, da tecnologia do seu negócio, com ou sem o fornecimento de produtos e serviços,para permitir o uso de uma marca
O setor de franchising se dividi em franquias e microfranquias. A diferença entre elas esta apenas no valor do investimento. As microfranquias exigem, no máximo, R$ 50.000 de aplicação financeira inicial, as franquias podem chegar a centenas de reais.
Não comprar por impulso. Se identificar com o negócio e gostar muito do que vai fazer. Ter consciência que o capital investido é reservado e que não deverá ser usado para despesas pessoais. Ter suporte de um advogado para verificar documentação da empresa. Avaliar visibilidade da marca.
Baixo investimento necessário para se iniciar o negócio; Rápido retorno de investimento podendo garantir um faturamento mensal em torno de R$ 30 mil; A maioria delas não exige um ponto comercial e pode ser operada de casa, no esquema home-based. Isso faz com que os custos operacionais (aluguel, transporte, refeição etc.) e de contratação de funcionários, por exemplo, sejam reduzidos;
Perspectiva de sucesso de negócio já foi testado e aprovado em outra praça. Baixo capital para iniciar possibilidade de montar o próprio negócio com capital próprio, sem necessidade de financiamento;. O número de negócios desse tipo sem sucesso é menor, uma informação relevante do Sebrae é que no país 80% das empresas fecham as portas em cincos anos, mas o percentual cai para 15% nas microfranquias.
Cobrança de pagamento mensal pelo uso da marca. Franqueado acaba ficando refém dos