Empreendedor
A microfranquia, assim como os demais segmentos do setor, é uma parceria no qual o proprietário da empresa (franqueador) cede aos interessados (franqueados) os direitos de uso da marca, tecnologia e conhecimento do negócio. A principal diferença entre as modalidades, além do valor de investimento é que, na microfranquia, não há exigência de ponto comercial e os franqueados podem trabalhar de casa.
O segmento é formado principalmente por áreas de prestação de serviços, e tem características atrativas para empreendedores iniciantes como menor custo com equipamentos e manutenção.
Existem hoje no Brasil 260 redes de microfranquias, que correspondem a 14% do total de marcas de franquia do País e cerca de 12 mil unidades espalhadas pelo território nacional. De acordo com o Sebrae, o maior número de microfranquias está no setor de serviços como enfermagem domiciliar, professores particulares, serviços de beleza, entre outros. O que são micro franquias?
Microfranquia é nome dado às franquias cujo investimento a ser realizado pelo empreendedor não ultrapasse os R$ 50.000,00. Assim, trata-se de uma classificação dada pelo mercado e não pela lei, ou seja, elas estão sujeitas, assim como as demais franquias, às regras e condições estabelecidas pela lei n.º. 8.955/94 (Lei das Franquias Empresariais).
Como nas demais modalidades de franquia, a microfranquia é um sistema de parceria onde o franqueador, proprietário de um negócio, disponibiliza para interessados (os futuros franqueados) o uso da sua marca comercial bem como a transferência do know-how, ou seja, da tecnologia do seu negócio, com ou sem o fornecimento de produtos e serviços. Quais as vantagens que este modelo