Franquias
5 cuidados ao investir em uma microfranquia http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI337793-17180,00-CUIDADOS+AO+INVESTIR+EM+UMA+MICROFRANQUIA.html Encontrar um negócio com potencial de retorno e baixo investimento é o sonho de muitas pessoas que querem empreender. As microfranquias, opções com investimento inicial de até R$ 80 mil, segundo a definição da Associação Brasileira de Franchising (ABF), se encaixam nesta categoria.
Além do capital inicial menor, elas geralmente demandam pouca mão de obra. Muitas não necessitam de um ponto comercial, possibilitando que o franqueado possa trabalhar de casa ou diretamente no lar do cliente.
“Nos últimos cinco anos, temos percebido um crescimento no número de microfranquias”, diz Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, consultoria de franchising. “Essa tendência deve continuar no futuro, ajudando a formalizar muitos negócios de pequeno porte.”
Essas propostas podem parecer tentadoras, mas antes de embarcar em uma microfranquia, tome alguns cuidados:
Faça uma análise de risco
O empresário pode se empolgar com a proposta e esquecer que, assim como no modelo tradicional, há riscos de perder todo o dinheiro investido. Mesmo que a quantia seja menor, a perda continuará significativa, portanto, avalie quais são os riscos reais de investir na opção que você escolheu.
Entenda o mercado
Como esse modelo é mais recente, os mercados de algumas microfranquias ainda são pouco explorados. “Analise com cuidado o negócio, procure informações com outros franqueados e faça uma avaliação detalhada das projeções de resultado dessa operação”, afirma Claudia.
Faça uma autoavaliação
Ter uma microfranquia muitas vezes significa ter que trabalhar sozinho, já que o negócio não comporta funcionários. Tudo dependerá diretamente de você. “O empreendedor precisará compreender suas próprias deficiências, sua capacidade de