FRANQUIAS
> FRANQUIAS
TAMANHO DO TEXTO A - A +
3 cuidados antes de investir em uma microfranquia
As unidades que podem ser abertas em casa exigem preparo e pesquisa
Por Priscila Zuini - 24/03/2015 inShare8 Pesquise muito antes de investir em uma microfranquia (Foto: Reprodução)
As microfranquias são negócios com investimento máximo de R$ 80 mil, que podem ser abertos em casa, sem ponto comercial. Hoje, elas representam 14,7% do setor, com 433 redes formatadas neste perfil. A cada ano, as microfranquias atraem mais empreendedores e crescem.
Entre 2013 e 2014, o aumento em número de redes foi de 12,8%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O crescimento é expressivo, mas a taxa de mortalidade também. A ABF calcula que 8,4% das franquias com baixo investimento deixam de existir - contra 3,7% das franquias convencionais. Para não fazer parte da estatística, a ordem é pesquisar.
<< Em uma busca de uma franquia? Use o comparador da PEGN>>
Jaqueline Prandini, 33, seguiu este caminho. Antes de investir 80 mil reais em uma microfranquia da Emagrecentro, a empreendedora procurou outras redes. “A gente olhou outras franquias na área de estética, como Onodera, Silhuets e PelloMenos. E conversamos muito com a franqueada da Emagrecentro de Porto Alegre”, diz. Com a sócia Graziela Romanini, Jaqueline abriu há dois meses uma unidade no Rio de Janeiro.
SAIBA MAIS
4 erros que são fatais para franquias
Ex-funcionário da Odontoclinic vira dono de 7 franquias da rede
Os 5 setores que mais se destacaram no mercado de franquias em 2014
A troca de experiências com franqueados atuais foi essencial para a decisão. “A gente falou sobre faturamento, processo de abertura, equipamentos e procedimentos. Fizemos inclusive um estágio de uma semana com ela lá, para entender o funcionamento desde a chegada até a saída do cliente”, afirma.
Para José Rubens de Oliva Rodrigues, diretor de microfranquias da ABF, em um cenário de economia desfavorável mais gente deve buscar