Relat Rio Empuxo
Walquiria Freires
Leandro Cardoso
Turma: 3095 – Quarta-feira
Professora: Cláudia Logelo 1. INTRODUÇÃO
O experimento que trata esse relatório foi realizado para se entender o empuxo, que segundo o livro Fundamentos e Instrumentação Industrial e Controle de Processos, nos diz que, empuxo é a força exercida para cima sobre um objeto imerso ou flutuante em um líquido deslocado. A força ascendente sobre o objeto que provoca a perda de peso é chamada de força empuxo.
Mas a seguir será relatado os objetivos que se desejaram alcançar com esse experimento, bem como, o procedimento prático realizado para a comprovação dessa definição de empuxo e o embasamento teórico.
2. OBJETIVOS
Verificar experimentalmente a atuação do empuxo sobre um corpo totalmente imerso em um líquido;
Reconhecer que todo corpo mergulhado em um fluído fica submetido à ação de uma força vertical, orientada de baixo para cima, denominada empuxo;
Observar a variação do peso de um corpo em fluídos diferentes;
Perceber que o empuxo e a densidade são grandezas diretamente proporcionais, ou seja, quando o empuxo aumenta, a densidade aumenta e vice versa.
3. TEORIA
Para teoria desse experimento, foi necessário o estudo sobre Arquimedes, cientista e inventor grego (século III a.C) foi quem descobriu o princípio que permite calcular o valor da força vertical e para cima (Empuxo ou impulsão)) que torna um corpo mais leve no interior de um fluido.
A teoria desse cientista diz que “Todo corpo total ou parcialmente mergulhado num líquido em equilíbrio, recebe uma força com direção vertical e sentido para cima denominada de Empuxo, cuja intensidade é igual ao peso do volume de líquido deslocado“
O empuxo é responsável por explicar alguns exemplos na prática, como, quando afundamos uma bola dentro da água, a força aplicada para cima é tão grande, que a bola pula para fora da água, outro exemplo é quando nos sentimos mais leves quando estamos emergidos na água.
4. MATERIAL