MICROESTRUTURAS
METALOGRAFIA
Turma 3001
ENSAIO MICROGRÁFICO EM AÇOS CARBONO
Professor: PASCHOAL
Alunos: Bruno Santos de Oliveira = 201202220282 Wallace Ferreira= 201202122621
Rio de janeiro, 30 de Setembro de 2014.
1. Objetivos
Analisar uma amostra polida com pasta de diamante e em geral atacada por um reagente específico, de modo a expor a microestrutura da amostra analisada, ou seja, através deste ensaio é possível com o uso do microscópio determinar os constituintes e a textura de um metal.
2. Referencial Teórico
A micrografia estuda os produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, visando à determinação de seus constituintes e de sua textura. Este estudo é feito em superfícies previamente polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado, para fazer parecer o desenvolvimento da estrutura, dependendo da composição e condições estruturais do metal ou da liga, visando à determinação de seus constituintes e de sua textura. A apreciação da natureza destes, suas respectivas percentagens, suas dimensões, arranjo e formato, e a interpretação destes dados constituem o escopo do exame micrográfico dos metais.Podendo alterar as suas propriedades mecânicas. As propriedades mecânicas de um metal dependem fortemente da forma que estes grãos se organizam na estrutura do metal, e seus respectivos tamanhos. A formação diferenciada dos grãos pode decorrer de trabalhos mecânicos aplicados à peça, ou mesmo de tratamentos térmicos, tornando os aços quebradiços, elásticos, tenazes, duros, “moles”, etc.
1. Austenita - (ou ferro na fase γ) é ummetal solução sólido em ferro gama de carbono e às vezes outros solutos, caracterizadauma fase sólida não magnética constituída de ferro na estrutura cúbica da face centrada CFC. O ferro possui a propriedade de transformar-se da estrutura CCC (cúbico de corpo centrado, característica da ferrita-α) para a estrutura CFC