Alccol /forrageiro: Uma alternativa para o sertão
458 palavras
2 páginas
Título: Álcool Forrageiro: Uma alternativa para o sertãoAutores: Artur Vinicius José Mendes
Sávio Tárcio Félix do Amaral
Orientador: José Antonio D’Oleron Barreto
O presente relatório visa descrever o desenvolvimento do projeto de pesquisa realizado através da iniciativa do programa de Iniciação Cientifica da Escola Técnica Estadual prof. José Luiz de Mendonça, localizada no município de Gravatá – Pernambuco.
O desenvolvimento está atrelado a produção do projeto a partir de dados coletados em pesquisa de bases consulta a institutos de pesquisas do estado e referências bibliográficas.
A necessidade de apresentar alternativas ao homem do campo do semi-árido nordestino, região castigada pela estiagem prologanda e com baixa perspectiva de geração de renda, fez com que os estudantes pensassem em uma alternativa que promovesse a inserção das populações menos favorecidas em buscar uma fonte de renda extra através do aproveitamento da biomassa disponível no estado e subutilizada e comparar com resultados com a cultura da palma forrageira, única cultura resistente aos fenômenos climáticos do sertão nordestino, para produção e hidrolização da celulose com vista na produção do bioetanol.
O projeto esta dividido em três estágios: Pesquisa teórica, processos de Hidrolização, Identificação e comparação entre amostra da glicose proveniente da hidrolização da Celulose.
Referencial Teórico: Durante os meses de Agosto a Novembro foi feito o levantamento teórico em livros especializados nas bibliotecas da UFRPE, Internet e a Instituto de Pesquisas, Biblioteca virtual do MEC e Internet. Todo material coletado foi minuciosamente estudados e a partir dos dados foi montado o projeto. A partir desses dados foi coletadas amostras de bagaço de cana em usinas da região tendo-se o cuidado de coletar dados como data, espécime e condições ambientais e a palma forrageira foi coletada na área rural do município de Gravatá.
Nos meses de Março a Maio serão realizados