Creci
Introdução.................................................................................................. 2
Desenvolvimento..........................................................................................2
Conclusão.....................................................................................................6
Bibliografia............................................................................................7
Introdução
A linguagem, utilizada como meio de comunicação, tem múltiplas finalidades: dá a unidade a um povo, aproxima o homem de seus iguais, sua família e amigos, e o coloca em sintonia com o mundo ao redor. A linguagem é um instrumento que serve para informar, dar ordens, suplicar, prometer, maldizer, enganar, rezar, meditar. Essa aparente multiplicidade pode ser sintetizada em seis funções ou finalidades básicas da linguagem. Neste trabalho iremos analisar as diferentes funções da linguagem e qual a sua utilização dentro da língua portuguesa, através do conceito e da exemplificação de cada função.
Desenvolvimento
Para a maior parte dos falantes, o uso da linguagem se dá de modo automático. Por isso, raramente se percebe que o modo como se organiza a linguagem está diretamente ligado à função que se deseja dar a ela, isto é, à intenção do locutor. Logo, a linguagem desempenha determinada função, de acordo com a ênfase que se queira dar a cada um dos componentes do ato de comunicação. Desse modo, assim como são seis os componentes do ato de comunicação, seis são as funções que a linguagem pode assumir: emotiva, conativa, referencial, metalinguística, fática e poética.
1. Função Emotiva:
Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Exprime-se a partir da perspectiva do emissor, sempre resultando em textos subjetivos, escritos na primeira pessoa. Um dos indicadores da função emotiva é a presença de interjeições e de alguns sinais de