Batalha de Midaway

387 palavras 2 páginas
A Batalha de Midway ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial entre os dias 4 de junho e 7 de junho do ano de 1942. No combate, que envolveu nações com grande poder bélico, a marinha dos Estados Unidos derrotou um ataque da marinha do Japão contra o Midway Atoll, um atol de 6,2 quilômetros quadrados que se localiza ao norte do oceano Pacífico. Após este episódio, houve uma virada na guerra que favoreceu os aliados.
O ataque à ilha de Midway foi uma estratégia militar dos japoneses que tinha por objetivo arrastar os navios norteamericanos na direção de uma armadilha. Com a destruição do que restava dos navios americanos que tinham sido destruídos, as forças armadas do Japão esperavam vingar o bombardeio de Tóquio e também havia planos para a invasão do Hawaii.

No dia 20 de maio do ano de 1942, as escutas dos aliados acusaram um sinal do almirante Yamamoto. Nesta escuta, foi descoberto que uma esquadra japonesa estava planejando um ataque ao atol de Midway, ilhas Aleutas e Dutch Harbor. Então as forças americanas entraram em alerta, pois os japoneses contavam com 160 navios, nos quais se encontravam oito porta-aviões carregando aproximadamente quatrocentas aeronaves.

Na época, o comandante das forças do pacífico era Chester Nimitz, que ficou encarregado de enfrentar a esquadra japonesa. Para isso, ele montou uma estratégia que contava com dois grupos: Força Tarefa 16, (2 porta-aviões Hornet e Enterprise), e a Força Tarefa 17 (porta-aviões Yorktown).

Com os militares americanos em seu encalço, os japoneses entraram em alerta. Em um primeiro momento, conseguiram repelir bombardeiros de mergulho dos E.U.A. utilizando caças japoneses A6M Zero. Porém, a segunda investida americana obteve imenso sucesso, com os bombardeiros afundando os porta-aviões Akagi e Kaga.

Um dos fatores que ampliou o poder destrutivo dos americanos foi que os aviões japoneses encontravam-se carregados com bombas e torpedos. Na sequência, foram atingidos o Soryu e o Hiryu. Este último

Relacionados