Microestruturas de aço
Resfriados Lentamente
1.0- INTRODUÇÃO
O objetivo desta experiência consiste em interpretar a microestrutura de aços carbono resfriados lentamente em microscópio ótico.
A microscopia ótica utiliza equipamentos relativamente baratos e as imagens podem ser obtidas e interpretadas facilmente.
No presente trabalho apresentaremos as principais propriedades do aço 1020,1045 e 1070, conforme as normas regentes, e demonstraremos as diferenças das propriedades tabeladas e das obtidas através do tratamento térmico realizado em laboratório.
Muitos materiais usados nas indústrias hoje passam pelo tratamento térmico, e muitas vezes esses acabam apresentando falhas quando sujeitos a algumas situações de trabalho, no qual se torna necessário conhecer o tratamento térmico realizado no material, assim buscando entender a causa da falha, sendo tudo realizado através de experiências e análises do material, tendo grande importância para eventuais questionamentos sobre a falha ocorrida. Tem como objetivo demonstrar o que ocorre com os aços antes e depois do tratamento térmico, onde relacionaremos e entenderemos as influências do tratamento térmico nas propriedades mecânicas do material.
Para tanto, tornou-se necessário a realização de diversas etapas, desde a preparação das amostras, até as definições dos parâmetros relacionados ao tratamento térmico, e para podermos analisar e concluir sobre dos resultados obtidos no experimento.
2.0 Teoria Define METALOGRAFIA como sendo o ramo da ciência que relaciona a composição e a estrutura e sua relação com as propriedades de metais e ligas.
O precursor da metalografia moderna foi Henry Clifton Sorby (1826 – 1908), que em 1863 observou pela primeira vez uma estrutura com o auxilio de um microscópio ótico. . O exame metalográfico de uma amostra envolve três estágios fundamentais de preparação do corpo de prova: preparação da superfície, objetivando a obtenção de uma superfície plana e polida; o