Microeconomia
Utilidade marginal: DELTA UT(x) : DELTA x
Curva de indiferença: Representa todas as alternativas de consumo de uma cesta com 2 produtos que proporcionam o mesmo grau de satisfação (utilidade) para o consumidor. Convexa em relação a origem: Pela utilidade marginal decrescente, torna-se cada vez mais difícil substituir um produto pelo o outro. Quanto mais afastada da origem, maior o grau de satisfação que representa.
Restrição orçamentária: Hipótese: A renda total de gasto R= renda do consumidor X e Y = produtos Px e Py = Preço dos produtos Renda = Gasto com x + Gasto com y R=Px.x+Py.y Xmax. ___ Y=0 Ymax.___ X=0
Situação de equilíbrio: Satisfação (utilidade) máxima com o gasto total da renda
Efeito Preço: É a variação ocorrida nas quantidades consumidas de um produto quando seu preço varia permanecendo constante a renda e o preço do outro produto.
Efeito renda: É a variação ocorrida nas quantidades consumidas de 2 produtos, quando a renda varia permanecendo constantes os preços dos produtos. Bem normal: Consumo varia na mesma direção da renda. Se Er>0 Bem inferior: Consumo varia no sentido contrário à renda. Se Er<0 Efeito substituição: É a variação ocorrida nas quantidades consumidas de um produto quando seu preço varia e ocorre uma variação na renda no mesmo sentido que permita manter o mesmo grau de satisfação (utilidade).
Lei da oferta: Quanto maior o preço de um produto, maior será a quantidade que o produtor irá produzir, e vice-versa, coeteris paribus.
Variação da oferta: Ocorrerá quando uma ou mais variáveis da condição coeteris paribus se altera.
Equilibrio de mercado: O ponto E representa uma situação de equilíbrio porque ao preço correspondente as intenções de compra são idênticas as intenções de venda. Preço praticado abaixo do preço de equilíbrio: Quando se aumenta o preço,