Educação nas series iniciais
Gostaria de evidenciar que, mesmo reconhecendo a relevância desse caráter prático do assunto, tampouco será esse o caminho aqui apontado e de propor uma outra forma de abordar a (in)disciplina dentro da sala de aula. Essa forma tenta esclarecer, através de alguns procedimentos canonizados pela Filosofia, certas noções que utilizamos em nosso discurso. Neste caso, as de disciplina e de indisciplina e suas relações com o ensino e a aprendizagem, a partir de seu uso na linguagem corrente e de suas manifestações concretas como práticas sociais. (CARVALHO, 1996).
A leitura da obra citada mostra a relevância do tema para o autor, relacionando-o com o ensino e a aprendizagem, a partir de seu uso na linguagem corrente e de suas manifestações concretas como práticas sociais.
Assim sendo, iniciamos nossa análise a partir das definições encontradas em um dos dicionários da língua portuguesa que registra o uso que fazemos do termo disciplina. O dicionário Caldas Aulete (1996), por exemplo, registra no verbete disciplina os seguintes significados: "1. instrução e direção dada por um mestre a seu discípulo... 2. submissão do discípulo à instrução e direção do mestre. 3. imposição de autoridade, de método, de regras ou preceitos... 4. respeito à autoridade; observância de método, regras ou preceitos. 5. qualquer ramo de conhecimentos científicos, artísticos, lingüísticos, históricos, etc.: as disciplinas que se ensinam nos colégios. 6. o conjunto das prescrições ou regras destinadas a manter a