Microeconomia
1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica? R.: Os preços relativos significam o preço de um bem em relação aos demais, que quer dizer que: Se o preço do guaraná aumenta 10% e o preço da coca-cola se mantém inalterado, proporcionará o aumento do consumo de coca-cola pois em relação ao guaraná seu preço está relativamente mais barato. Este é o papel dos preços relativos na microeconomia, comparar os preços de bens semelhantes ou que tenham a mesma utilidade.
2. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese de coeteris paribus? R.: Para analisar um mercado específico, a microeconomia se vale da hipótese de que todas as outras variáveis permaneçam constantes, com isso torna-se possível o estudo de um determinado mercado, selecionando apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos, sendo assim o mercado analisado não afeta e não é afetado pelos demais.
3. Qual o principal campo de atuação de teoria microeconômica? R.: A teoria microeconômica ou teoria dos preços, é uma divisão da ciência econômica que analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. Ela estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação de preços de mercado.
4. Como de divide o estudo microeconômico? * Teoria do consumidor - estuda as preferências do consumidor, analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. * Teoria da firma - estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. * Teoria da produção – estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado.
5. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada? R.: Demanda ou procura é a quantidade de