Microeconomia
Conceito de Economia – É o conjunto de relação técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma sociedade.
Mercado – É toda instituição social na qual bens e serviços, assim como os fatores produtivos(terra, capital e trabalho), são trocados livremente, tendo como foco uma determinada unidade econômica.
Demanda – É definida como a quantidade de produto voluntariamente comprada por unidade de tempo a um específico preço . e # Quanto maior o preço de um bem, menor será a quantidade que cada indivíduo estará disposto a comprar. Contrariamente, quando menor o preço, maior será o número de unidades demandadas. P +/ Q -
Oferta – É análogo ao da demanda do consumidor. Exceto que oferta está baseada nós desejos dos produtos. A oferta é definida como a quantiade de produto que está voluntariamente sendo oferecido para venda por unidade de tempo a um específico preço.
# Quanto maior a quantidade ofertada, maior será o preço do produto( posto pelo produtor) devido, entre outros fatores, ao aumento dos custo variáveis de produção.
Q + / P +
# Contrariamente, quanto menor a quantidade ofertada, menos será o preço do protudo( posto pelo produtor) devido, estre outros fatores, á diminuição dos custos variáveis de produção. Q -/ P-
Equilibrio de mercado – É aquele em que coincidem os planos dos demandantes (ou consumidores) e dos ofertantes (ou produtores).
Elasticidade – É uma medida da sensibilidade do mercado, de como a quantidade comprada é ofertada por mudanças nos preços de bom ou serviço que caracteriza aquele mercado.
Ed= deltaq/q deltap/p
Elasticidade > 1 (Elástica)
A expansão da quantidade demandade é mais do que proporcional á redução do preço. ( delta q)/ (delta p) é maior do que 1.
Elasticidade