microeconomia
Moeda é o conjunto de ativos da economia usado regularmente pelos agentes econômicos para comprar bens e serviços uns dos outros. O que diferencia a moeda dos outros ativos é a sua liquidez, ou seja, a facilidade que esse ativo tem de ser trocado por outros bens e serviços.
A moeda possui três funções que a distinguem dos demais ativos da economia:
1) Meio de troca: é quando o comprador paga ao vendedor pela compra de bens e serviços que permite a ocorrência da transação sem a necessidade da dupla coincidência de desejos, como ocorre no caso da economia de escambo.
2) Unidade de conta ou medida de valor: a função unidade de conta representa a utilização da moeda para medir o valor das coisas; a utilização da moeda como medida de valor conhecida de todos facilita imenso toda a atividade econômica. Podemos dizer que é o padrão de medida que usamos para registrar valores econômicos.
3) Reserva de valor: esta função da moeda ser guardada de forma a transferir capacidade de consumo para o futuro; a sua utilização deve-se ao baixo risco que lhe está associado embora apresente o inconveniente da perda de valor em contextos de inflação. Questão 2: Comente entre a relação entre Papel Moeda e Meios de Pagamento. Representam a mesma coisa? Quais são as variantes quando consideramos o mercado bancário (crédito)?
O principal critério para definir o Papel Moeda e os Meios de Pagamento é a facilidade com a qual um ativo pode ser usado para transações e, em especial, sua liquidez, que é a capacidade de converter rapidamente um ativo em dinheiro sem que haja perda de valor. Os meios de pagamento são ativos que podem ser usados instantaneamente e sem restrições para pagamentos a terceiros se compondo do Papel Moeda em poder do publico e da moeda escritural. Por essa definição a criação de meios de pagamento só poderá ser realizada pelo Banco Central