Modal aereo
O aeroporto é efetivamente um aeródromo, mas conta com certas instalações, infraestrutura, pessoal e equipamento dedicado e destinado a brindar apoio operativo as aeronaves de embarque e desembarque de passageiros, mercadorias ou coisas, e também aeronaves militares em ocasiões. As comunicações, o acesso facilitado ao transporte e o tamanho ou superfície que ocupa são características diferenciais dos aeroportos.
Aeródromo
Um aeródromo é uma área que possui a infraestrutura e instalações adequadas para aterrissagem e decolagem de aeronaves, mas não necessariamente de transporte de pessoas e cargas ao nível de um aeroporto. Geralmente quando se chama de aeródromo é por seu menor tamanho, ou por ser de caráter privado. Os aeroportos são espaços públicos. Também pode se conhecer como campo de aviação.
Outras diferenças entre Aeroporto e Aeródromo: para o aeroporto conseguir alcançar o status de aeroporto deve cumprir certo nível em quanto a instalações, facilidades, equipamentos e pessoal capacitado que possa atender e dar suporte a aeronaves comerciais de transporte de passageiros e cargas.
O Brasil possui 710 aeródromos públicos aptos a receber vôos regulares, 2500 aeródromos civis particulares e 17 aeroportos internacionais.
Os principais aeroportos de carga do Brasil:
-Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos – SP
-Aeroporto Internacional de Viracopos / Campinas – SP
-Aeroporto Internacional de Manaus – AM
-Aeroporto Internacional de Galeão – Rio de Janeiro – RJ
Os aeroportos de Guarulhos e Viracopos são responsáveis por 70% do volume total movimentado no Brasil.
Órgãos Nacionais:
O Transporte Aéreo do Brasil é gerenciado pelo Ministério da Defesa, e dentro desse existem órgãos que são responsáveis por esse gerenciamento, os principais órgãos são:
Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) – Tem a função de controlar a aviação geral tanto no ambito nacional quanto internacional, fiscalizar no cumprimento da