microeconomia
Morfologia. Você sabe o que é? Morfologia é a junção de duas palavras gregas:
Morfo que significa forma + logia que significa estudo.
A morfologia trata do estudo das palavras, através das suas formas, funções ou estrutura.
Segundo Benedicta Reis (2010), as palavras podem ser agrupadas de acordo com algumas características que as tornam semelhantes, tais como a função, a forma ou a estrutura. Para entender como se agrupam, vejamos este trecho da obra "Cem Anos de Solidão":
"[...] Remedios, a bela, foi a única que permaneceu imune à peste da companhia bananeira. Estacou numa adolescência magnífica, cada vez mais impermeável aos formalismos, mais indiferente à malícia e à desconfiança, feliz num mundo próprio de realidades simples. Não entendia por que as mulheres complicavam a vida com camisetas e anáguas, de modo que coseu uma bata de aniagem que enfiava simplesmente pela cabeça e resolvia sem mais trâmites o problema de se vestir, sem desmanchar a impressão de estar nua, que no seu modo de entender as coisas era a única maneira decente de se estar em casa. Amolaram-na tanto para que cortasse o cabelo cascateante que já batia na barriga da perna e para que fizesse um coque preso com pentes e tranças com laços coloridos que simplesmente raspou a cabeça e fez perucas para os santos. O assombroso do seu instinto simplificador era que quanto mais se desembaraçava da moda procurando a comodidade e quanto mais passava por cima dos convencionalismos em obediência à espontaneidade, mais perturbadora ficava a sua beleza inacreditável e mais provocante o seu comportamento para com os homens". (MÁRQUEZ, 2000). Palavras equivalentes pela função:
1. Substantivos: servem para dar nome aos objetos. Exemplo: Remedios, peste, companhia, adolescência, mundo, mulheres, instinto, cabeça, homens.
2. Verbos: indicam ação ou estado. Exemplo: foi, permaneceu, estacou, entendia, complicavam, coseu, desmanchar, estar,