MICROECONOMIA
A microeconomia, conhecida também como a teoria dos preços, tem o objetivo de analisar a formação de preços no mercado, ela estuda como funciona a oferta e a demanda na formação do preço. Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis.
CARACTERÍSTICAS DA MICROECONOMIA As características da microeconomia tem enorme semelhança com as características da economia. Assim classificamos as seguintes características: hipóteses, natureza dedutiva, natureza estática comparativa, economia positiva e análise de equilíbrio parcial. HIPÓTESE: as hipóteses geralmente estão incluídas dentro de modelos econômicos, dos quais, por meio da criação de hipóteses, podemos extrapolar as conclusões dos modelos.
NATUREZA DEDUTIVA:·partindo de situações do mundo real, seleciona as variáveis mais relevantes para a obtenção de informações, obtendo assim um modelo lógico, mediante deduções adequadas, que, caso não estejam coerentes com a realidade, voltarão para a reestruturação do modelo inicialmente concebido. NATUREZA ESTÁTICA COMPARATIVA: comparando-se duas situações de equilíbrio, podemos verificar as suas igualdades e as suas diferenças, sem que tenhamos que analisar o que ocorreu entre uma situação e a outra de equilíbrio. ECONOMIA POSITIVA: este aspecto é muito importante, pois a microeconomia vai interpretar os fatos tais como eles aparentam ser, ou seja, vai simplesmente mostrar os fatos, sem se posicionar a favor ou contra eles. ANÁLISE DO EQUILÍBRIO PARCIAL: parte da hipótese que todas as condições do modelo econômico, que possam influenciar duas variáveis, permanecem constantes, ou seja, para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de tudo o mais permanece constante. O foco de estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco,