Microeconomia
Professor: Benôni.
Aluno: Fábio Alves Da Silva.
Turma 3º A – 1001.
Matrícula: 201201536341
RECIFE, 2013
1 – Defina utilidade total e utilidade marginal.
R - Utilidade Marginal se define como sendo o valor, para o consumidor, representado por uma unidade adicional de alguma mercadoria. Utilidade Total é a soma das utilidades marginais, cresce à medida que consumimos unidades adicionais, mas esse crescimento é cada vez mais atenuado.
2 – Enuncie a lei da utilidade marginal decrescente. Relacione essa lei com a inclinação negativa da curva de demanda.
R - Lei da utilidade marginal decrescente: na medida em que aumenta o consumo de uma mercadoria , a utilidade marginal dessa mercadoria diminui. A relação dessa lei com a inclinação negativa da curva de demanda é que a utilidade marginal diminui, na medida em que aumenta o número de bens consumidos.
3 – Os primeiros economistas tiveram grandes dificuldades em relacionar o preço de uma mercadoria com sua utilidade. O motivo dessa dificuldade pode ser facilmente entendido através de uma observação de Adam Smith, um brilhante economista escocês do século XVIII. Nada é mais útil, dizia Smith, do que a água. Entretanto, poucas coisas têm preço menor do que ela. Já o diamante é de pouca ou nenhuma utilidade. Todavia seu preço é extremamente elevado. Assim, aparentemente, utilidade e preço não possuem nenhuma relação entre si. Essa aparente disparidade entre utilidade e preço ficou conhecida como o paradoxo do valor. Você seria capaz de resolver esse paradoxo, restabelecendo uma ligação entre utilidade e preço.
R - Este paradoxo serviu de fio condutor durante todo o século XIX para resolver a questão do valor e ilustra a distinção entre valor de troca e valor de uso.
Para resolver o paradoxo é muito simples: toda e qualquer unidade de um bem vale de acordo com a satisfação das nossas necessidades e desejos que se obtém da última unidade disponível do