Microeconomia
A segmentação do mercado consumidor é um processo cada vez mais irreversível, e representa uma evolução do mercado e dos consumidores. A diversificação de produtos e de possibilidades de consumo leva os mercados a abrirem janelas de oportunidades em vários segmentos. O mercado Em síntese, essa segmentação pode percorrer diversos caminhos: demográfico, geográfico, psicográfico, cultural, comportamental.
O próprio mercado organizacional tem suas formas e mecânica de segmentação, geográfica, tipologia dos clientes e comportamento dos compradores organizacionais.
O processo que leva à segmentação do mercado atravessa diversas etapas, quando se podem analisar as relações estabelecidas entre o cliente e o produto, sua sofisticação, e o desenvolvimento de posição do produto no mercado, com a seleção de estratégias e procedimentos adequados, promovidos pelo profissional de marketing, para atender as necessidades de um grupo de consumidores com características semelhantes e simétricas.
Os mercados não são homogêneos. Uma empresa não pode atender a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. Os consumidores diferem entre si em muitos aspectos, em geral, podem ser agrupados segundo uma ou mais características. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado a que poderá atender com eficácia. Essas decisões requerem um profundo entendimento do comportamento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica.
Às vezes, equivocadamente, os profissionais de marketing perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias empresas já atuam, negligenciando outros segmentos potencialmente mais lucrativos. (KOTLER; KELLER, 2006, p. 236)
98
|
Introdução ao Marketing
As empresas optam em percorrer esse caminho para atingir melhores resultados e dar eficiência à sua comunicação com o público-alvo desejado. Ao invés de pulverizar suas ações de forma geral, em um mercado competitivo, as empresas focam seus esforços em um