Francisco rebolo gonsales
Rebolo viveu intensamente duas trajetórias: a pintura e o futebol.
Primeiramente, ele foi jogador de futebol de 1971 a 1932, atuando o Corinthians e no Ypiranga, ambos clubes de São Paulo.
Porém, a partir de1934 tornou-se pintor. Fez parte do grupo de pintura Santa Helena, juntamente com vários artistas brasileiros de sucesso. Logo que se constitui e começa a marcar presença em exposições coletivas, o Grupo Santa Helena chama a atenção dos principais críticos atuantes na época, como Mário de Andrade e Sérgio Milliet.
Rebolo é considerado um dos artistas mais importantes e talentosos da pintura brasileira, com um total de obras superior a 3.000 pinturas. Ele também utiliza de diversas técnicas para realizar o seu trabalho, que além das paisagens, em seu curriculum há diversas figuras, naturezas-mortas, flores e retratos. Hoje, os trabalhos de Rebolo estão nos principais museus brasileiros.
CURIOSIDADES: Rebolo é o criador do escudo do Sport Club Corinthians Paulista, desenhado na década de 1930.
Em 1985, cinco anos após seu falecimento, o Museu Lasar Segall expos cerca de 80 trabalhos de sua produção e, em 1986, foi lançado um livro que, põe em destaque seu percurso artístico e suas obras.
A obra de Rebolo é apresentada ao público em inúmeras mostras individuais e coletivas, ao longo de sua vida. Em 1973, o Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza a primeira retrospectiva de seu trabalho, época em que se realizam também exposições em Brasília e no Rio de