Microeconomia
VANIRA SCHMITT MARTINHAGO
Microeconomia:
“A Teoria do Consumidor”
Salvador – BA
Outubro / 2013
VANIRA SCHMITT MARTINHAGO
Microeconomia:
“A Teoria do Consumidor”
Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina Microeconomia à grade do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção do Centro Universitário Estácio de Sá da Bahia, ministrado pelo Prof.º Laerton.
Salvador – BA Outubro / 2013
Teoria do Consumidor e da Procura
O objetivo é explicar porque é que, em determinado momento, o consumidor opta por consumir dada quantidade de um bem. Quais são então os fatores que influenciam a quantidade procurada ou consumida de um bem? Podemos identificar quatro grandes fatores:
- o preço de um bem;
- o rendimento do consumidor;
- os gostos ou preferências do consumidor que vão determinar a satisfação ou utilidade que retira do consumo;
- o preço de outros bens.
Temos assim vários fatores que explicam a quantidade procurada de um bem pelo que temos que decidir por onde é que queremos iniciar a explicação do consumo de determinada quantidade do bem. Como o consumidor vai adquirir o bem porque este lhes permite satisfazer uma necessidade, ou seja, porque estes lhe conferem satisfação ou utilidade, então a quantidade procurada depende desde logo da satisfação ou utilidade que o consumidor retira do consumo de diferentes quantidades de um bem. Vamos assim começar por estudar a relação entre a quantidade consumida de um bem e a satisfação que se retira desse consumo. Depois avançaremos para o estudo da influência dos outros fatores.
A Teoria da Utilidade
A lei da utilidade marginal decrescente diz-nos que, quanto maior for a quantidade consumida de um bem, menores são os acréscimos de satisfação ou utilidade associados ao consumo de mais uma unidade do mesmo. Também pressupõe que:
1) O consumidor é capaz de