Teste de Software
Hoje em dia o teste é um ato comum na vida das pessoas, o tempo inteiro todos são postos a provas, e estão sendo avaliados de ao menos uma maneira. Quando se tratando de tecnologia então, o teste de software tem ganhado cada vez mais espaço, e vem se tornando uma boa aposta inclusive no mercado de trabalho. Este seminário tem por objetivo trazer informações sobre testes em geral, sua origem, seus significados, entre outros, e principalmente mostrar um pouco mais sobre teste de software a vocês.
Slide1 – A Palavra Teste
Quando se fala em teste, a sensação do óbvio é evidente, porém nem todo mundo sabe o que essa palavra significa de verdade, então vamos partir de sua origem para começar a explicar.
Existem poucas informações a respeito da origem desta palavra, mais ao que se sabe a palavra Teste vem do Latim Testum, que significa Testa. Testa foi um vaso de barro ou argila, em formato de concha, daí também a origem de Testa parte do corpo, por seu desenho arredondado. Estes tipos de vaso eram utilizados para determinar a qualidade e pureza de um metal . Por isso a conexão com os testes.
Slide2 – Afinal o que é Teste?
Teste é o ato de verificar se algo esta funcionando de forma adequada, e tem como objetivo encontrar erros.
Parece um pouco ruim de falar, mais a lógica do teste é bem essa mesmo, encontrar e identificar os erros faz parte de um processo de melhoria em qualquer parte do dia a dia. Apesar de não gostarmos quando nossos erros ficam aparentes e são apontados, isso faz parte de um teste em geral.
Slide 3 - Teste de Software
Teste de software é uma área da engenharia de software, e assim como os testes no geral, existe com o objetivo claro de encontrar erros no sistema, a fim de estabelecer os padrões de qualidade do software como produto.
Slide 4 – Um pouco de história
Se tratando um pouco de história, o primeiro grande passo para a evolução dos testes de software acontece em 1979. Com o Livro de Glenford Myers, The art of software