Microeconomia
Logo um equilíbrio no preço é o ideal para o maior números de vendas com um lucro considerável. Monopsônio - Um comprador. Mercado de Fornecedores.
ELASTICIDADE
Procura: Inelástica - responde a variações de preço com variações proporcionalmente menores de quantidade. Variações de preços mais amplas que a quantidade. No caso da água, se o preço dela aumentar, os consumidores nao pararam de utiliza-lá. Logo estando 20% mais alto ou mais baixou preço, a quantidade utilizada será a mesma. A procura será a mesma.
Procura: Supra-elástica - Mercado agrícola, por exemplo, produção em alta e o preço em baixa. Como por exemplo da compra de whisky numa loja comum e no free shopping, a procura no fere shopping será maior pois o preço será menor, logo você vê o preço menor no FS e acaba levando maior quantidade para estocar. Nesse caso a procura é elástica. Se o preço do produto aumentar, a procura diminui, ou o contrario.
△Q/Q / △P/P = Elasticidade (se a elasticidade for maior que 1, ela é SUPRA-ELÁSTICA, menor que 1 é INELÁSTICA, igual a 1 é a relação perfeita, o equilíbrio entre procura e quantidade, ela é UNITÁRIA).
20/80 / 2/2 = 0,25 (inelástica)
A maior renda se dá na elasticidade unitária.
———————————————————————————————————
RESUMO - MICROECONOMIA
Estudo dos comportamentos de produtores e consumidores em mercados determinados (bem, tempo e espaço) - Preços e Quantidades
Procura: relação entre preços e quantidades de um bem que os consumidores estão dispostos a adquirir no mercado.
Oferta: conjunto de relações que os produtores estão dispostos a oferecer.
Quanto mais caro o preço de um produto, menos consumidores procurando e mais produtores oferecendo. Quanto mais barato o preço de um produto, mais consumidores procurando e menos produtores oferecendo.
Só se atinge o equilíbrio em economias do tipo COMODITIES, que tem características