Microeconomia
Segundo Roger Leroy Miller, Monopoli
o ocorre quando existe apenas uma unica firma em uma industria, define-se como um único vendedor, ou fornecedor,de uma mercadoria bem definida. A entrada de competidores é evitada de alguma forma.Em linhas gerais, monopólio significa ausência de concorrência e existência de um único fornecedor. No monopólio, o fornecedor de produtos pode impor qualquer preço a suas mercadorias ficando, entretanto, sujeito ao nível de vendas dele decorrente. Como geralmente o mercado compra tanto menos quanto maior for o preço, o monopolista fixa o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção. Ao reduzir a produção, o monopolista pode aumentar o preço já que é o único fornecedor. Além disso, se o monopolista não teme a entrada de nenhum concorrente, optará pelo preço que maximize o lucro puxando-o para cima. Se a entrada de um novo concorrente for difícil mas não impossível, o monopolista, por ser o “dono” do mercado, pode optar por fixar um preço suficientemente baixo para desestimular a entrada de qualquer concorrente. Por essa e outras razões, os monopólios não são muito bem vistos por grande parte dos consumidores.
1.1 Curva da demanda do monopolio
A curva a demanda do monopolio é a única curva da demanda da industria ou do mercado. A demanda pelo monopolista, é negativa ou descendente, gerando assim receita marginal menor do que a receita média, conseqüentemente o preço será cobrado acima dos custos marginais. A receita média é igual ao preço, visto que aquela representa a receita total dividida pela quantidade vendida.
1.2 A oferta em monopólio:
Miller afirma ,o mononolista não tem curva de oferta, uma curva de oferta é definida como sendo o locus dos pontos que mostram o preço minimo ao qual uma determinada quantidade pode ser ofertada.Não ha relação entre única entre preço e quantidade oferecida por um monopolista.
1.3 tipos de Monopolios: Monopolios