Microcontroladores
Antes de começar a definição do que é um microcontrolador , qual a sua função e os seus diversos tipos de plataformas , é necessário primeiramente especificar o que é um computador basicamente.
Um computador é um sistema de hardware que executa operações aritméticas sobre dados na forma binária, manipulando-os e tomando decisões a partir de tarefas preestabelecidas. Entre os diferentes tipos de sistemas de computador, todos são construídos a partir das mesmas unidades funcionais (que são: entrada de dados de informação, unidade lógica/aritmética, controle, memória e saída de dados de informação), cada uma desempenhando uma função específica e operando em conjunto para realizar instruções, como é ilustrado pela figura 1.
Um dos vários tipos de computadores são os microcontroladores, que são computadores dedicados, ou seja, estes não podem ser programados pelo usuário, mas executam apenas tarefas de controle a partir das quais foram projetados. Estes microcontroladores , também denominados controladores embutidos( pois são aplicados em sistemas maiores com determinadas funções ), estão presentes em automóveis com operações sobre o motor ou o controle do sistema de freios ABS, ou em equipamentos eletrodomésticos, em CD players etc.
Fabricantes de Microcontroladores:
Sob uma perspectiva econômica, o mercado de microcontroladores é, hoje , liderado pelas tradicionais fabricantes de microprocessadores, a Intel e a Motorola. Entretanto, existem dezenas de outros fabricantes de grande relevância no mercado, entre elas estão: a Microchip, Texas, National, Freescale, ACTEL, ATMEL, ALTERA, Sharp entre outros.
Entre os principais microcontroladores fabricados por estas empresas dois são abordados a título de exemplificação, que são: o 8051 oferecido pela Intel, que possui uma grande possibilidade de instruções para manipular bits, contando com o maior número de ferramentas de disponíveis; e o 68HC11 fabricado pela Motorola,