Microcontroladores
DESENVOLVIMENTO:
O que é um microcontrolador:
O microcontrolador é um pequeno componente eletrônico, dotado de uma inteligência programável, utilizado no controle de processos lógicos.
O primeiro microcontrolador foi lançado pela Intel em 1978 e recebeu a sigla 8048; que depois evoluiu, dando origem à família 8051, em 1993. A intel ainda oferece a família 8096, que trabalha em 16 bits, possibilitando maior capacidade de processamento. Hoje em dia, uma grande de fabricas de semicondutores oferece microcontroladores.
Componentes de um O que é um microcontrolador:
Memórias:
Memória RAM (Random Acces Memory);
Memória ROM (Read-Only Memory);
Memórias Híbridas;
CPU
ALU
Linhas I/O
Memórias:
Comunicação serial;
Conversores analógico/digital;
Geradores de PWM;
Watchdog timers;
Diferença entre um microcontrolador e um microprocessador:
Um microprocessador é um circuito integrado, composto por milhares de transistores, responsável pela realização de funções de cálculos e tomadas de decisão num determinado sistema, seu poder de processamento é muito maior que o de um microcontrolador, no entanto os microprocessadores necessitam de outros periféricos para funcionarem, como memórias, timers, CPU e etc.
Um microcontrolador é um sistema computacional completo, no qual estão incluídos uma CPU memória de dados e programa, um sistema de clock, linhas de I/O, além de outros possíveis periféricos, tais como, módulos de temporização e conversores A/D integrados em um único componente. Apesar de serem menos potentes que um microprocessador, como eles já possuem todos os componentes necessários em uma única pastilha são usados de maneira dedicada em situações onde a velocidade de processamento é menor
Atuação dos microcontroladores:
A criação dos microcontroladores permitiu um grande