microcervejaria
Nome: Nº Turma:
Microcerveijaria
Curitiba Março de 2013
Introdução :
Este trabalho tratarar de uma pequena amostra de uma microcervejaria , mostrando como são feita a cerveja , os passos do fabricamento , o gasto , e imagens de fluxograma e as materias primas utilizadas.
Estima-se que o homem começou a utilizar bebidas fermentadas há 30 mil anos, sendo que a produção de cerveja deve ter se iniciado por volta de 8000 a.C. Essa bebida foi desenvolvida paralelamente aos processos de fermentação de cereais e difundiu-se lado a lado com as culturas de milho, centeio e cevada nas antigas sociedades estáveis. Há registros sobre a utilização de cerveja, na Antiguidade, entre os povos da Suméria, Babilônia e Egito. A bebida também é produzida por gregos e romanos durante o apogeu dessas civilizações.
Dentre os povos que ocuparam a Europa durante o Império Romano, os de origem germânica destacaram-se na arte de fabricar cerveja. Na Idade Média, século XIII, os cervejeiros germânicos foram os primeiros a empregar lúpulo na cerveja, conferindo-lhe as características básicas da bebida atual.
Características das Matérias-Primas
Água
A água é um dos principais fatores a ser levado em consideração na fabricaçào de cervejas. Basicamente ela define o local de onde a cervejaria deve ser instalada. Para cada 1L de cerveja produzida é gasto em média 10L de água, considerando todas as etapas do processo. Em termos gerais, a água para produção de cervejas deve possuir as seguintes características :
Parâmetro
Unidade
Especificação
Sabor
-
insípida
Odor
- inodora pH pH 6,5-8,0
Turbidez
NTU menor que 0,4