academico
Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, alternando momentos de descrição do conteúdo do artigo (isto é: como o próprio autor descreveu) com momentos de crítica direta (análise feita pela autoria do resenhista: você).
Tipos de Resenha: resenha acadêmica ( responsáveis pela padronização dos textos científicos): resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
Na resenha acadêmica (de forma geral):
1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; no caso do ARTIGO: apresente a estrutura deste artigo.
4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula e/ou outras disciplinas ou textos.
6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar O QUÊ DIZ O ARTIGO/TEXTO
7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não de você. Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
8. Assine e identifique-se: . No último parágrafo você escreve seu nome “