microbiotas
Em medicina, zootecnia, veterinária e agronomia, chama-se microbiota ao conjunto dos microorganismos que se encontram geralmente associados a tecidos ou órgãos de animais ou plantas (ver, por exemplo, microbiota bucal indígena). Os microorganismos que estabelecem colônias permanentes dentro ou sobre o corpo sem produzir doenças compõe a microbiota normal do corpo. A "microbiota transitória é composta pelos micróbios que estão presentes por períodos variáveis, podendo desaparecer temporariamente. Estes microorganismos residem nestes lugares de forma mais ou menos permanente e, em alguns casos, realizam funções específicas.
O termo flora (por exemplo, em flora intestinal) deveria ser abandonado, uma vez que se refere às plantas, enquanto que os microorganismos pertencem aos grupos protista e das bactérias. Isto deve-se a estes organismos terem sido classificados entre as plantas na taxonomia de Lineu.Os microrganismos são ubíquos.
Os ecossistemas são normalmente colonizados por uma ampla e diversa microbiota, formada principalmente por bactérias e fungos.
Microbiota que coloniza o corpo humano é numerosa, complexa e diversa.
Corpo humano é habitado por 100 trilhões de células microbianas (10x mais o número de células humanas).Microbiota humOs microrganismos que habitam os diversos sítios anatômico s do corpo humano são classificados em dois grupos:Microrganismos que estabelecem uma residência mais ou menos permanente (colonizam), mas que não produzem doença em condições normais.
•
Altamente dependente das condições às quais um indivíduo é exposto.
•
Altamente diversa entre indivíduos.Microbiota intestinal
Atua:
•
Modulação do sistema imune;
•
Degradação de componentes