Microbiologia
Mãe e seu filho de 4 anos se apresentam ao serviço de emergência com um histórico de diarréia e cólicas abdominais com duração de um dia. Ambos tem febre baixa, e havia sangue macroscópico na amostra de fezes da criança. Os sintomas se desenvolveram 18 horas após o consumo de um jantar que consistia em salada mista de verduras cruas, frango, milho, pão e torta de maçã. As hemoculturas forma negativas, mas C. jejuni foi isolado em amostras de fezes da mãe e do filho. 1. Qual dos alimentos consumidos foi mais provavelmente o responsável pelas infecções? Que medidas devem ser usadas para preveni-las?
Provavelmente o frango estava contaminado. Para prevenir infecções tem que cozinhar completamente o frango e desinfetar o local onde o frango cru esteve em contato.
2. Diga o nome de três espécies de Campylobacter associadas a gastroenterite. Diga o nome das espécies de Campylobacter mais comumente à sepse.
C. jejuni, C. coli e C. upsaliensis. A mais comumente a sepse é a C. fetus.
3. Que doenças foram associadas a H. pylori? H. cinaedi? H. fennelliae?
H. pylori é gastrinterites, úlcera péptica, adenocarcinoma gástrico e e linfoma de muco gástrico. H. cinaedi e . fennelliae colonizam o trato gastrintestinal e está associado a proctites, proctocolites e enterites em homossexuais.
4. H. pylori possui muitos fatores de virulência. Quais deles são responsáveis pela interferência com a secreção ácida gástrica? Pela adesão ao epitélio gástrico? Pela capacidade de degradar o muco gástrico? Interferindo com a capacidade dos fagócitos destruírem as bactérias?
H. pylori produz uma proteína inibidora que induz a hipocloridria durante a infecção aguda através do bloqueio da liberação da secreção ácida das células parietais. Produz uréase que também neutraliza os ácidos gástricos transformando ureia em amônia e produz uma variedade de adesinas que favorecem a ligação ao epitélio gástrico, ao ácido siálico, antígenos do grupo sanguíneo