microbiologia
TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS/ CÂMPUS
INCONFIDENTES
CAIO OLIVEIRA
KAIQUE CASTRO
ANDERSON BARRETO
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
INCONFIDENTES – MG
2014
CAIO OLIVEIRA
KAIQUE CASTRO
ANDERSON BARRETO
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
Gerais – Câmpus Inconfidentes, como requisito da disciplina Microbiologia Geral no Curso de
Engenharia Agronômica.
Professora: Hebe Perez de Carvalho
INCONFIDENTES – MG
2014
RESUMO
Com a intenção de estudar diferentes aspectos de uma colônia bacteriana e suas diferentes técnicas de manipulação cultivou-se em distintos meios de cultura as bactérias fitopatogênicas. Posteriormente foi observado e descrito as suas características morfológicas, seu comportamento nos diferentes meios (líquidos e sólidos), e nos familiarizamos com as técnicas de semeadura. A experiência resultou em diferentes reações das bactérias desenvolvendo-se de maneira peculiar em cada um dos meios e revelando imprevistos inesperados, seu melhor crescimento em determinado meio colaborou com a forma mais eficiente para o cultivo bacteriano.
1. INTRODUÇÃO
Bactérias são pequeníssimos organismos formados apenas por uma única célula, representam amplo interesse médico, agrícola e industrial por influenciarem diretamente em quase todos os processos destas profissões e ocasionarem problemas de enormes proporções. Especialmente no ramo agrícola, bactérias denominadas fitopatogênicas podem devastar plantações inteiras com sua patogenicidade comprometendo as atividades agronômicas de regiões e acarretando grande carência alimentar. Por ser um organismo unicelular, procarioto, seu estudo exige exclusivo tratamento laboratorial.
Caracterizada principalmente por formas esféricas, bacilos, espirais, as bactérias apresentam morfologia simples comparada às células eucarióticas (PELCZAR et al;