Microbiologia
• A gripe é uma infecção do sistema respiratório, ela inicia-se com febre alta acima de 38’ apresenta dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça podendo ter complicação até pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. • com a progressão da gripe e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.
Sintomas do virus influenza. • Nome do agente causador da doença, vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, ores no corpo.
• Local da causa da doença, sintomas respiratórios, aparecendo com frequência uma tosse seca. Já o resfriado é causado, na maioria das vezes, por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais.
• Tratamento, especificonão existem, nem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe e do resfriado. Por isso, o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas da gripe. Os os analgésicos e antitérmicos, aliviam a dor e a febre.
• Prevenção, para evitar a gripe temos que vacinar, para evitar as complicações. Todos os anos, é necessário receber uma nova dose, já que a sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina da gripe previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias, como o resfriado. O efeito preventivo da vacina da gripe é observado cerca de duas semanas após a sua administração. Por isso, a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção. Como o vírus utilizado na vacina foi inativado em laboratório, não é possível que a vacinação