microbiologia da água
BIOMEDICINA
Camila Pedrosa
Paloma Gonçalves Pinto
Rachele Nicoliello
Rafael Plinio
Aspectos microbiológicos da água e a transmissão de doenças.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2014
1. Introdução
A água é um elemento essencial para o funcionamento dos ecossistemas e da vida, como a formação e dinâmica dos solos e do clima. Constitui um habitat de incontáveis espécies; é indispensável para o funcionamento metabólico de todas as formas de vida e tem uma infinidade de usos como insumo direto ou indireto em tudo o que a humanidade utiliza e produz. A busca por vida em outros planetas inicia-se pela busca de evidencias da existência de água, já que sem água não existe vida.
A água solubiliza quase todos os compostos químicos, especialmente os sais minerais e nutrientes. Ela transporta os compostos solubilizados, ao deslocar-se na superfície do solo, entre os poros do solo e nos cursos d’água, promovendo o funcionamento, pelo menos em parte, dos ciclos dos nutrientes.
As características físicas da água são importantes para o ambiente. Devido ao seu elevado calor específico, é necessária muita energia para aquecê-la ou resfriá-la. Desta forma, a água é um importante regulador da temperatura ambiente, para tornar o clima mais ameno. Em desertos, regiões de clima seco ou em grandes cidades, as variações de temperatura dentro de um mesmo dia, ou entre dia e noite, são grandes em função da menor ou maior quantidade de água no ambiente (líquida ou vapor atmosférico). Já em áreas com florestas ou próximo a reservatórios, essas variações são bem menores.
A água é o elemento de ligação de todos os subsistemas ambientais. Qualquer degradação no ambiente causará desequilíbrios nos cursos d’água, trazendo consequências na disponibilidade e demanda, no equilíbrio dos ecossistemas, na manutenção da produção e na saúde da população (proliferação de doenças e vetores).
Embora a água