micro
O encéfalo encontra-se dentro da caixa craniana e contém quatro zonas principais:
Telencéfalo-constituído pelo córtex cerebral e estruturas paracorticais como ohipocampo e a amígdala.Contém ainda o corpo caloso,um conjunto de fibras que liga os dois hemisférios.
Diencéfalo-constituído pelo tálamo,hipotálamo,hipófise e glândula pineal.Contém alguns dos gânglios da base.
Troncocerebral-constituído pelo mesencéfalo,a ponte e a medula.
Cerebelo–uma estrutura única envolvida no controlo motor.
O CÉREBRO E A MEMÓRIA.
Memóriaimplícita–armazena informação relacionada com procedimentos e aperícia/habilidade de os executar,assim como informação necessária à aprendizagem por associação.
Memória explícita(declarativaoudeconhecimento)–armazena informação sobre factos(memória semântica)ou experiências(episódica)e processa os dados conscientemente.
Não declarativa=implícita.
MEMÓRIA E PLASTICIDADE SINÁPTICA
Aumento da eficiência de comunicação sináptica(através do recrutamento de receptores AMPA) ou aumento do número de contactos sinápticos numa via de comunicação central servem de mecanismo celular para armazenamento de uma memória.
O SISTEMA LÍMBICO
As zonas do cérebro que são fundamentais no controlo neuronal dos estados emocionais são o hipotálamo (situado no diencéfalo) e o sistema límbico. O sistema límbico consiste num grupo de núcleos,estruturas e feixes de fibras situadas na base do córtex que formam um anel em torno do tronco cerebral (limbus=ring).Compõem o sistema límbico o giro cingulado (parte do córtex cerebral),a amígdala,o hipocampo e os núcleos do septo.Envolvido em comportamentos de:Agressão,medo,comportamento sexual,procura de alimento,motivação/recompensa.
ESPINAL MEDULA
Os neurónios aferentes atingem o SNC através das raízes dorsais ou dos nervos cranianos e têm o seu corpo celular nos gânglios das raízes dorsais ou nos gânglios dos nervos cranianos. Os axónios dos neurónios eferentes saem do SNC através das raízes