Micro e Macroeconomia
Podemos dividir a economia moderna em: Economia Aplicada, Economia Descritiva e Teoria Econômica.
Por sua vez, a Teoria Econômica divide-se em dois pilares: Microeconomia e Macroeconomia.
MICROECONOMIA
De acordo com o significado da palavra em um dicionário, Microeconomia é a parte da economia que estuda as características e o comportamento de cada unidade econômica (produtores, consumidores) e as relações que intercorrem entre elas (mercados).
Microeconomia também é conhecida como Teoria dos preços;
- trata do comportamento das famílias, empresas e indivíduos. - lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação às preferencias dos consumidores (demanda).
- preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente muito competitivo.
Divide-se em:
- Teoria do Consumidor: Estuda as preferencias do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercdo. A partir dessa teoria, determinamos a curva da demanda.
- Teoria da Empresa/Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Também estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. Com essa teoria, determinamos a curva de oferta.
- Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas consequências no produto final. Determina as curvas de custos, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta. Microeconomia também estuda práticas de mercados, sendo estas divididas em:
- Monopólio:
Micos monopólios, oligopólios, monopsônio, concorrência perfeita e concorrência monopolística.