Micro e macroeconomia
MICRO E MACROECONOMIA
1) Como se apresenta a divisão da Economia? Caracterize-a com exemplos.
MICROECONOMIA – Estuda o comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre ele, as condições de equilíbrio estável entre a renda e a despesa nacionais, o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e quantidades em mercados específicos Procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade.
As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis.
Exemplos: O mercadinho da esquina, a padaria do seu Joaquim, a quitanda do seu Manoel etc.
MACROECONOMIA: - Estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento. É o ramo da economia que analisa a economia como um todo. Preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição ou distribuição. Em outras palavras, poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos acontecimentos que englobam toda a economia.
Os objetivos de políticas macroeconômicas são: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e desenvolvimento econômico.
Exemplos: A distribuição justa de renda, tanto em relação ao nível pessoal quanto ao nível regional. Observa-se que a cada dia essa disparidade aumenta, ou seja, os