Atletismo
Eu nunca tive atletismo na escola. Acredito que isso ocorreu porque os professores que tive oportunidade de estudar, sempre permaneciam na zona de conforto “futsal para meninos, queimada para as meninas”.
2. A característica da escola (pública ou privada) é determinante na implementação de um programa de atletismo? Por quê?
Não diria determinante, mas a característica da escola é importante sim. Uma escola que oferece recursos (material e espaço adequados), com certeza torna o trabalho do professo mais viável e às vezes até mais interessante para os alunos.
3. É certo que o espaço físico e o material oficial são determinantes para o ensino do atletismo?
Não, apesar de ser mais estimulante para os alunos na maioria dos casos, o material oficial pode ser substituído por material alternativo, que proporcionará a vivencia do atletismo da mesma forma. Uma vez que o esporte na escola não tem por objetivo formar atletas, e sim proporcionar ao aluno vivências práticas das modalidades esportivas.
4. Quais são as dificuldades inerentes à implementação de um programa de atletismo dentro da escola?
Falta de conhecimento do professor de Educação Física sobre a modalidade. Desinteresse dos alunos. Falta de material (oficial ou alternativo).
5. Como um professor seria capaz de despertar nas crianças o gosto pelos movimentos dessa modalidade esportiva.
Trabalhando com as crianças atividades que tenham fundamentos encontrados no atletismo, com atividades de correr, saltar, etc.
6. Quais os elementos que você considera imprescindíveis para o trabalho com o atletismo na escola? E caso essas condições não existam?
São imprescindíveis os materiais, mesmo que esses sejam alternativos. Caso não tenha na escola, o professor sempre pode procurar como construir esses materiais, e separar uma aula para construir junto com os alunos.
7.